Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sondagem de escrita..


Sugestão de modelo de planilha para fazermos o mapeamento de nossa salinha em relação à hipótese de escrita das crianças. Esta é para o registro anual, desde as atividades diagnósticas iniciais até o último trimestre. A seguir, algumas considerações sobre as atividades de sondagem de escrita.
Beijinhos!




Realizando uma sondagem de escrita


As investigações sobre a psicogênese da língua escrita permitem ao professor atuar como mediador no processor ensino-aprendizagem e fornecer pistas para o aprendiz tornar-se alfabético.nesse processo, a sondagem diagnóstica capacita o educador a conhecer as hipóteses das crianças envolvidas.Para realizar uma sondagem escolhe-se quatro palavras (uma polissílaba,uma trissílaba,uma dissílaba e uma monossílaba,nesta ordem) e uma frase de um mesmo campo semântico.uma das palavras ditadas anteriormente deve aparecer nesta frase.


Exemplo: Lista de animais


1.DINOSSAURO
2.JACARÉ
3.PAVÃO
4.BOI
O jacaré entrou na lagoa.


Pede-se então,para que a criança(atividade individual) escreva do jeito que souber.É importante pedir para que ela leia,apontando as letras e os sinais correspondentes à fala.A partir do material investigado em uma sondagem,pode-se refletir sobre o pensamento da criança e perceber sua hipótese de escrita.

Como a sondagem deve ser utilizada


* instrumento para analisar as hipóteses de escrita da criança a partir de atividades significativas,colocando a criança diretamente em contato com o desafio de escrever;
* subsídio para o professor;
* instrumentalizador do processo;
* conhecer o que a criança pensa de forma geral sobre a escrita,qual a lógica que utiliza naquele momento para escrever;
* analisar as hipóteses das crianças a partir de uma proposta significativa,que faz parte de uma sequência de atividade,ela sabe porque está escrevendo e para que está escrevendo,tendo uma função social;


Objetivos da sondagem

* mapear o conhecimento das crianças sobre a escrita;
* reorientar sua prática pedagógica;
*material de pesquisa para definir as possíveis intervenções;
* elaborar seu planejamento,propondo situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças;
*obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança.
* colecionar produções das crianças:com esse material é possível fazer um acompanhamento periódico da aprendizagem da criança e formular indicadores que permitam ter uma visão da evolução da hipótese de escrita da criança ao longo do processo.


Sugestões de campos semânticos para diagnóstico ( não esqueça a frase)


*Partes do corpo
. sombrancelha
. cabeça ou barriga;orelha
. perna ou braço;dedo;unha
. pé ou mão


*Brinquedos
. escorregador
· boneca
· corda
· pá


*Festa Junina
· bandeirinha
· pipoca
· bingo
· som


*Doces
· gelatina;brigadeiro;pirulito
· paçoca;geléia
· pudim;torta
· mel;bis


*Bebidas
· vitamina
· refresco
· café
· chá

5 comentários:

Amanda Freittha's disse...

Olá!
Vim agradecer a visita!
E gostei muito do que econtrei!
Muito bom a sondagem!
beijos e volte sempre!

Adriana disse...

Parabéns pelo texto, de excelente qualidade!

Anônimo disse...

Olá Denise! Seu material para sondagem está excelente!Parabéns pelo trabalho e obrigada pela ajuda! Com carinho, Maquir Santos

Anônimo disse...

10 de fevereiro de 2011 parabens e obrigada por me ajudar Fique com Deus.prof Neia

Anônimo disse...

vc esta d parabens, esta me ajudando muito. obrigada. que deus continue a te iluminar